Programa

8h - 9h

Check-in

09h - 15h30
Curso Pré-Congresso #1

Surf Adaptado em Portugal

Miguel Moreira Bernardo Abreu

O surf pode ser interpretado de diversas formas, desde que esteja associado ao deslocamento linear numa onda em rebentação. Procurando caracterizar a prática podemos considerar que existe o surf competição e o surf lazer, sendo que no primeiro existem regras, com limites de tempo e de ondas, enquanto que no segundo a principal característica é a relação de liberdade Homem-Natureza. O surf adaptado pode ser encarado da mesma forma, mas praticado por pessoas com deficiência. O surgimento do surf adaptado está associado a casos, como o de Gary Blaschke, surfista australiano, que teve um acidente de moto, em 1986, e que depois procurou ajudar outros surfistas com deficiência, a regressar ao mar. Desde então, a nível mundial, têm surgido algumas associações, com o objetivo de promover o surf adaptado e com atividades regulares. A competição, sob a égide da International Surfing Association (ISA), surge em Setembro de 2015, com a realização do World Adaptive Surfing Championship (WASC), em La Jolla Califórnia (EUA), onde participaram 65 surfistas com deficiência, de 17 países. Neste curso serão abordados os seguintes tópicos: implementação do Surf Adaptado em Portugal, vertentes do surf adaptado, didática, para em seguida se tecerem algumas considerações finais

09h30 - 16h00
Curso Pré-Congresso #2

Hidro Aqua Flow

Cristina Maria Henriques Senra - Tinoca Rita Carvalho Vanina Delfino

Um WS que conjuga exercícios de Ai-Chi; Watsu; yoga e Pilates trazidos para a água, para que o movimento seja cada vez mais eficiente, definido e produtivo, trazendo focos à respiração, fluidez e intenção. Responder às necessidades cada vez mais emergentes da descoberta da tranquilidade através do exercício, da libertação de tensões, da gestão da dor e do conhecimento do corpo, expandindo a conexão entre o corpo e a mente, utilizando a água como facilitadora dessa aprendizagem. Propostas considerando progressões e transições mais adequadas a cada movimento, critérios de segurança e níveis de intensidade diferenciados

Curso Pré-Congresso #3

Estimulação aquática para bebés

Rita Cordovil Rita Pinto Eduarda Veloso Luciane de Paula Borges

Em esse curso refletiremos sobre a importância da estimulação precoce é decisiva para o desenvolvimento ideal das áreas sensoriais, cognitivas e motoras. E se essa estimulação é realizada no ambiente aquático, onde o bebê tem maior liberdade e sensação de prazer e lembra com maior facilidade o útero materno, é oferecido um cenário ainda mais estimulante para o bom desenvolvimento das emoções. Com essa prática, o bebê adquire uma melhor qualidade de vida, fortalece seu organismo e sistema imunológico, melhorando a qualidade de vida de sua família e de suas relações sociais. Devido a essas características, e como indicado por parte dos especialistas da área, é uma das atividades físicas mais recomendadas para o bebê.

Parte 1 ‐ Conhecer os aspetos fundamentais do processo de desenvolvimento motor, cognitivo e social dos bebés dos 0 aos 3 anos.

Parte 2 ‐ Conhecer os objetivos dos programas de atividades aquáticas para bebés, realçando os possíveis benefícios e contraindicações desta prática e o papel dos diferentes agentes intervenientes.

Parte 3 ‐ Conhecer diferentes metodologias de trabalho a nível das atividades aquáticas para bebés.

Parte 4 ‐ Conhecer a investigação cientifica existente.

16h30 - 17h

Cerimónia de Abertura

17h - 18h

Conferência 1: Desporto adaptado de Alto Rendimento

Surf Adaptado em Portugal

Miguel Moreira Nuno Vitorino

A história de Surf Adaptado em Portugal e no Mundo, os benefícios do Surf Adaptado, Abordagem nas diversas patologias para a pratica do Surf Adaptado. Reflexão: o caminho para o alto rendimento para o Surf Adaptado o panorama Nacional e o Mundial

Rendimiento en natación de competición para personas con discapacidad visual. Adaptaciones sobre la natación convencional y aplicaciones a nadadores sin discapacidad

José Luis Vaquero

El rendimiento en natación para personas con discapacidad visual tiene muchas similitudes con la preparación de nadadores sin discapacidad, pero la carencia de visión, provoca que debamos adaptar aspectos técnicos y de entrenamiento a las características de los ciegos. Características en el desarrollo, que limitan las cualidades físicas, y que hay que tratarlas de una manera especial para encontrar el justo y equilibrado desarrollo de estas para conseguir el máximo rendimiento deportivo y no lesionar a los nadadores; características en la forma de aprender sin imitación al no poder ver los modelos técnicos, lo hace que el aprendizaje se realice mediante explicaciones y demostraciones táctiles y la enseñanza sea más lenta y la intervención más elaborada; características en la autonomía en los espacios de entrenamiento: gimnasios, salas de musculación, piscina, vestuarios, espacios muy complicados y peligrosos para desplazarse sin visión o con visión limitada, y debemos dedicar tiempo a describir y enseñar a desplazarse por estos entornos; características sociales y psicológicas, al encontrarnos normalmente con personas muy sobreprotegidas por la familia y el entorno, que en algunos casos provocan bloqueos psicológicos en competición, y comportamientos no deseados en entrenamientos. Modificar estos elementos del entrenamiento, puede darnos unas herramientas de trabajo para aplicar a las personas sin discapacidad y mejorar el rendimiento y la calidad en los entrenamientos y competición.

18h - 19h30
Simposio #1

Comunicações Orais

Sala de Doutoramentos Reitoria
8h - 9h

Check-in

9h - 10h30
Simposio #2

Comunicações Orais

Sala de Doutoramentos Reitoria
10h30 - 11h

Assembleia AIDEA

Salão Nobre
11h - 11h30

Coffee Break

11h30 - 12h30

Conferência 2: Hidroginástica e envelhecimento

Salão Nobre

Aqua Senior

Flávia Yazigi

O exercício praticado na água é de difícil controlo, razão pela qual é considerado um treino com uma forte componente subjetiva. Para obter benefícios da hidroginástica, é necessário saber como usar a água, o que significa saber explorar as propriedades hidrostáticas e hidrodinâmicas para proporcionar estímulos adequados para produzir efeitos de treino. Embora a investigação científica aponte para efeitos positivos provenientes desta prática, também refere à falta de qualidade metodológica nos protocolos de exercícios. Os programas aquáticos para idosos devem ser muito bem estruturados, a fim de proporcionar ao praticante, não apenas benefícios psicológicos, mas também a melhoria da qualidade de sua aptidão física geral e da respetiva capacidade funcional. Este trabalho pretende fazer uma reflexão sobre as alterações do envelhecimento e apresentar evidências científicas que sirvam de fundamentação para a conceção de programas de hidroginástica para pessoas idosas.

Aquamentia®, an exercise program for the elderly with dementia

Patty van ‘t Hooft

Dementia is a progressive neurological condition where nerve cells in the brain degenerate and ultimately die. According to the World Health Organization (2017), dementia is one of the significant causes of disability and dependency among older adults. Dementia comes with behavioral changes and, on occasion, incomprehensible behavior that causes problems for the patient and/or their (personal) caregivers. Exercise and movement seem to have positive effects on well- being in elderly with dementia. Aquamentia is an experiential movement program that takes place in water, for which the bodily experience is complicated and related to the movement experience. The program focuses on people with dementia. Aquamentia works on enhancing or maintaining physical, emotional, cognitive and social well-being as long as possible, with the ultimate aim to promote quality of life. Water is a setting with a high sensory-motor component that appeals to sensory awareness. Even when just entering the water, different (personal) sensors are activated by the hydrodynamic aspects and the water current. The water density, pressure, and upward force are felt more strongly as water depth increases. These aspects have therapeutic benefits for older people with dementia. In this presentation, the background and content of Aquamentia will be presented.

12h30 - 13h30

Conferência 3 - Treino Qualidades Físicas na Hidroginástica

Salão Nobre

Hidrobyke: evidências cientificas

Roxana Macedo Brasil Giorgia Collu

Como desafio, uma das preocupações da indústria do fitness é a formulação de novas atividades, que possam motivar e criar interesse naqueles que buscam condicionamento, qualidade de vida e saúde. O incremento com acessórios e novos protocolos parecem potencializar os resultados (físicos e/ou comerciais), afinal o ambiente aquático é extremamente versátil, conquistando cada vez mais adeptos de diferentes faixas etárias e níveis de condicionamento. Esse mercado dinâmico provoca a adaptação de equipamentos terrestres que literalmente invadem o espaço das piscinas. O ciclismo atravessou fronteiras e continentes. A cada dia tem se mostrado umas das melhores e mais saudáveis alternativas de transporte e movimentação, além de não poluente. Dentro dessa perspectiva, no início dos anos 2000 especialistas do seguimento adaptaram o equipamento estacionário ao meio líquido, revolucionando a indústria do fitness aquático, além de ampliar as combinações nas piscinas, seja no âmbito individual ou coletivo. Nos dias atuais, já são mais de 20 modelos diferentes de bicicletas aquáticas pelo mundo. Nesse sentido, este programa desponta como mais uma opção de treinamento cardiorrespiratório em um ambiente aprazível, descontraído. Além disso, pode ser aplicável em reabilitação músculo esquelética ou ainda reabilitação cardíaca. Nessa conferência, vamos discutir as evidências científicas que sustentam tais práticas.

Da ciência à pratica: resposta aguda durante sessões de hidroginástica

Tiago Barbosa

Head-out aquatic exercises are one of the most popular fitness programs worldwide. In the past decades, a solid body of knowledge was gathered on aquatic fitness. For instance, researchers and practitioners (e.g. instructors, personal trainers and therapists) have been keen to learn what are the acute responses performing head-out aquatic exercises. Plenty of research was conducted to understand what are the physiological, biomechanical and psychophysiological adaptations performing different types of aquatic exercises, at different levels of intensity or exertion or, with different training aids and equipment. The findings from these researches can, easily, be translated into an evidence-based practice, helping instructors, personal trainers and therapists to design effective aquatic fitness sessions. The aim of this presentation is to review and consolidate the state of-the-art on the acute responses performing head-out aquatic exercises.

13h30 - 14h30

Almoço Livre e Apresentação de Posters

14h30 - 16h45
Workshop #1
Sala Mezzanino

Actividad acuática adaptada para personas con discapacidad física

Ariel Villagra Astudillo Carla Acebes Lebrero

La actividad acuática adaptada es posiblemente la actividad con más demanda por parte de las familias y el movimiento asociativo de las personas con discapacidad física. En la actualidad, el deporte adaptado constituye un pilar fundamental para mejorar la calidad de vida de este colectivo. Las actividades acuáticas, concretamente la natación, y más específicamente, la natación adaptada, no se puede mantener al margen de este fenómeno socio-cultural, y es por ello que es una herramienta muy valiosa y fundamental para fomentar la inclusión y las competencias funcionales en las habilidades de la vida diaria. El workshop tiene como objetivo establecer los primeros pasos para desarrollar programas acuáticos adaptados según características y necesidades de los participantes. Al mismo tiempo que exponer algunos resultados sobre la aplicación de programas específicos a personas con parálisis cerebral y daño cerebral. En la práctica se compartirá experiencias, modelos de evaluación inicial y desarrollo de programas.

Workshop #2
Auditório Centro de Medicina Desportiva

Functional Total Band

Giorgia Collu

Experience this total body workout with the use of the hydrorider band, the new elastic tool fun and easy to use The main goal of this training is to reach a resistant muscular training involving all body districts through the practice of functional and complete aquatic movements. Equipment: Hydrorider Band (new rubberized equipment by Hydrorider ) one for each participant (if it’s ok for the organization I can provide to have the rider bands through Hydrorider)

Workshop #3
Sala Doutoramentos Reitoria

Planeamento nas aulas de hidroginástica

Antonio Michel Aboarrage Júnior

Palestra com o objetivo de facilitar o entendimento sobre Periodização e Planejanejamento, no processo de treinamento no meio liquido. Tem um abordagem simples e clara de como distribuir as cargas e grupamentos musculares visando o desenvlvimento das capacidades Físicas: Força, flexibilidade, resistência Cardiorespiratória. Os conteúdos abordados englobam: conceitos de Periodização e Planejamento; avaliação física para o praticante de exercícios aquáticos; distribuição de cargas; divisão dos grupamentos musculares; organização do padrão motor; exercícios propostos para diferentes objetivos.

15h - 16h30

Conferência 4: Psicomotricidade Aquática

Sala de Conferências

Retrogénese Psicomotora na Água

Cacilda Gonçalves Velasco

A água é o ‘maior brinquedo’ existente na Terra. O prazer que esse ambiente proporciona supera, e muito, todos os demais instrumentos relacionais existentes, pois é nele que somos gerados e que despertamos para a vida.  Levar idosos a esse ambiente é como trazer jovialidade a cada um. É uma reaprendizagem interessante em termos de relação, de experiências corporais, de integração socioambiental, de trocas gasosas na respiração, de criatividade e expressão, de diferentes ritmos... “tudo regado” com muito prazer.  Os movimentos espontâneos dentro da água permitem uma nova forma de ser e de fazer e, sem dúvida alguma, de desfrutar dos aspectos básicos da psicomotricidade (motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade). Todas essas atividades realizadas no meio líquido promovem mais capacidade de resistência ao estresse, mais energia e disposição, alegria, autoestima e senso de realização, a cada idoso.  Os “problemas e dificuldades” prováveis de cada um são menos diferenciados e nítidos na água. Nela somos quase semelhantes como seres humanos, pois a água, com suas propriedades físico químicas favorecem vários aspetos impossíveis ao idoso, fora dela. As estratégias psicomotoras estimulam o surgimento de vários benefícios no processo de envelhecimento, isto é, em nossa Retrogênese Psicomotora.

Qué ofrece el enfoque enactivo-ecológico a la comprensión del desarrollo de la competencia acuática?

Luis Miguel Ruiz Pérez

En esta conferencia se analizará el papel que pueden tener las ideas emanadas de un enfoque enactivo-ecológico, en la comprensión del desarrollo de la competencia acuática. ¿Qué supondría contemplar esta competencia acuática bajo la consideración de las 4E de estos enfoques: Encarnada, Embebida, Enactiva y Ecológica?. La observación de cómo los niños exploran el medio acuático, convertido en su espacio perceptivo motor permite comprender las posibilidades de acción que éstos perciben y las soluciones que despliegan. Estas posibilidades de acción van a influir de forma notable en la regulación de sus acciones en el agua. El enfoque enactivo-ecológico puede ser una via interesante de estudio para favorecer la comprensión de estas experiencias relacionadas con la regulación activa de sus coordinaciones. Supone concebir el medio acuático como un paisaje lleno de recursos y posibilidades para actuar tanto individualmente o en coordinación con otros niños o adultos, emergiendo multiples formas de relación que están estrechamente relacionadas con las competencias acuáticas de los niños. Propondremos ideas que permitan comprender el desarrollo de la competencia acuática coom un espacio en el que las coordinaciónes, cogniciones, afectos y relaciones sociales se vean intengradas con lo cultural plagado de normas y contenidos, y donde las intenciones de los niños y niñas juegan un papel muy relevante. El enfoque enactivo-ecológico se presenta como un entramado de posibilidades de gran interés para los profesionales de las actividades acuáticas.

17h - 19h

MASTERS HIDRO

High Intensity Deep Interval (17h - 17h20) - Piscina 50m Deep water

Antonio Michel Aboarrage Júnior

Treino de condicionamento físico geral.
Proposta de intensidade progressiva em piscina funda, com exploracao de desafios de estabilizacao.
Com muito dinamismo e movimentos multiplanares de amplitude variada.

AquaDuoTraining (17h20-17h40) - Piscina 25m

Vanina Delfino

Encontre seu parceiro e incentive-o a treinar em pares, estimulando a interação social enquanto estimula seu sistema cardiovascular e muscular. Use todas as propriedades do ambiente aquático para controlar a intensidade e se divertir ao mesmo tempo! Convide seus idosos para a academia de água!

Combos (17h40-18h00) - Piscina 25m

Emanuel Pereira

Construção de combinações dirigidas para membros inferiores, construção de combinações logicas e fluidas, liderança e antecipação, utilização de todos os planos de movimento, progressão e intensidade.

Aqua Fluid Pilates (18h-18h20) - Piscina 25m

Giorgia Collu

A class based on basic principles of Pilates where the fluidity of the movement is adapted for aquatic enviroment. Let's learn simple movements, with strong core muscles recruitment and a body control challenge!

Aqua Complex (18h20-18h40) - Piscina 25m

Roxana Macedo Brasil

Conjunto de movimentos que são variações de um mesmo exercício ou exercícios que se complementam para fazer parte de um movimento mais elaborado.

Coreographic Power (18h40-19h) - Piscina 25m

Rita Carvalho Cristina Maria Henriques Senra - Tinoca

Coreografia que estimula o corpo e mente, num desafio de ritmo e coordenação, em diferentes intensidades. Uma dinamica versátil e diversificada em prol do treino cardiorespiratório e do controlo corporal.

20h - 24h

Gala do Congresso

Sky Bar na FIL | Expo

Endereço:R. do Bojador Porta 2, 1900-010 Lisboa

Telefone:21 888 8889

8h - 9h

Check-in

09h - 10h

Conferência 5: Desporto Adaptado

Salão Nobre

Efeito da participação desportiva no bem-estar e resiliência em atletas com deficiência motora – o caso na natação adaptada

Tânia Mira

O contexto desportivo é um recurso influenciador no desenvolvimento de competências de vida, as quais evoluem para competências no contexto da vida diária, escolar e/ou profissional. Este paradigma aplica-se ao desporto regular e ao desporto adaptado. O estilo de vida saudável é tão importante para a promoção da saúde e bem-estar e prevenção de doenças para as pessoas sem deficiência como para as pessoas com deficiência. Apesar do desporto adaptado ter cada vez mais importância, com um número crescente de adeptos, de modalidades, competições e novas metodologias de intervenção, é de extrema importância reforçar a necessidade dos médicos e outros profissionais da saúde reconhecerem o impacto do desporto organizado para pessoas com deficiência e incentivarem a prática nas suas populações. É urgente produzir mudanças de atitudes e comportamentos sociais ainda fortemente presentes na nossa sociedade que permitam uma melhor inclusão das pessoas com esta condição. Estudar o bem-estar e a resiliência de atletas com deficiência motora permitir-nos-á analisar e compreender o efeito da prática desportiva, contribuindo desse modo para uma melhor compreensão e aceitação da necessidade de inclusão das pessoas com deficiência no desporto, como referência para o desenvolvimento de políticas públicas do desporto, da educação e da saúde.

Sistema desportivo/competitivo da natação adaptada

Carla Cardoso

Abordagem e sensibilização para um conjunto de conceitos e experiências de promoção da inclusão de alunos com diferentes especificidades e necessidades educativas, em aulas de natação (desde AMA a Aperfeiçoamento Técnico de Nado). Apresentação de métodos, de progressões e de estratégias de ensino para a superação das limitações no ensino das técnicas de nado. Orientação para a seleção de estratégias mais adequadas para contribuir de forma adequada para a dinâmica da aula e para o sucesso dos alunos com necessidades educativas

10h - 11h

Conferência 6: Exercício Aquático e Gravidez

Salão Nobre

Programa Aquático na Gravidez

Sónia Vicente

As alterações que têm ocorrido nos últimos anos levaram a que as mulheres sejam mais ativas e que pratiquem exercício durante todo o seu ciclo de vida. A gravidez é um período com grandes alterações fisiológicas e psicológicas que leva a que muitas mulheres tenham dúvida sobre as vantagens da prática atividade física neste período. A literatura demonstra que existem múltiplas vantagens tanto para a mãe como para o bebé, tais como, controlo do peso, prevenção da diabetes gestacional, diminuição do risco de pré-eclâmpsia, parto prematuro, veias varicosas, entre outras. O exercício em meio aquático apresenta vantagens em relação ao exercício em solo uma vez que pode associar as propriedades da água, contudo, é necessário uma avaliação inicial e ser conhecedor das indicações e contraindicações da atividade física na gravidez. A prática baseada na literatura torna-se assim fundamental no desenvolvimento dos melhores programas de exercícios aplicados a esta população. Esta revisão da literatura tem como objetivo apresentar a literatura mais recente nesta temática desenvolvida nos últimos 10 anos.

Revisão Sistemática em atividades aquáticas durante a gravidez

Apolonia Albarracín Pérez

São escassos os estudos científicos que validem os efeitos positivos da pratica de hidroginastica em mulheres grávidas. Não há dúvida de que, por razões éticas, esse período é crítico para a experiência, no entanto, existem evidências científicas dos benefícios desses tipos de atividades. A maioria das pesquisas encontradas se concentra em questões fisiológicas, com menos dedicadas ao campo psicológico, emocional e social. Apesar de tudo isso, encontramos uma lacuna na aplicação direta dos resultados publicados, sendo, em última análise, o objetivo que qualquer educador aquático demonstra quando entra nessa tarefa. O objetivo deste artigo é mostrar a revisão sistemática realizada sobre atividades aquáticas durante a gravidez e quais consequências diretas esses resultados têm na prática.

11h - 13h30
Workshop #4
Sala Mezzanino e Piscina 50m

Ciclismo Aquático Experience: do básico ao avançado

Roxana Macedo Brasil

Seja com a finalidade de competir, condicionamento físico geral ou simplesmente por lazer, a bicicleta (terra ou água) deve possuir os ajustes na medida correta para o objetivo pretendido. Considerando as medidas quantitativas de regulagem da posição disponíveis na literatura específica (livros e revistas especializadas), percebe-se que muitos praticantes adotam ajustes baseados apenas em sensações subjetivas. Essas regulagens devem se ater ao posicionamento do selim em relação à posição horizontal e vertical, posição do guidom e tamanho do pé-de-vela, partes essas que geralmente formam as partes móveis da bicicleta. Esses ajustes merecem especial atenção, pois estas partes móveis podem ser reguladas de acordo com a dimensão corporal do praticante. A geometria do complexo ciclista-bicicleta pode influenciar a magnitude e a direção de aplicação das forças no pedal, técnica da pedalada, estratégia neuromuscular adotada, economia de movimento, probabilidade de lesões, e, mais diretamente, sensação de conforto na bicicleta. Nesse workshop vamos cuidar dos ajustes no posicionamento adequado ao ciclismo aquático, o que se torna uma questão crítica quando considerando o número de praticantes dessa modalidade. Muitas vezes o ajuste da bicicleta ainda é feito numa base de tentativa e erro.

Workshop #5
Sala de Doutoramentos Reitoria e Tanque de Hidroterapia

As possibilidades psicomotoras na água

Cacilda Gonçalves Velasco

Não somos mero mecanismo neuromuscular, simples massa, no emaranhado de estímulos que são emitidos em nosso interior e no exterior que nos rodeia. Esse corpo agido, atuante e transformador é o intermediador de nossa linguagem. Os gestos foram nossa primeira maneira de expressão e as palavras tomaram a forma da comunicação humana; porém, elas não são tão fiéis quanto o movimento realizado pelo nosso corpo. Para sabermos como utilizar essa “ferramenta” de trabalho tão eficiente chamada corpo, é preciso partir do princípio de que nenhuma aprendizagem ocorrerá se não pudermos respeitar as características individuais de cada aluno ou paciente, já que somos uma usina em combustão: um conjunto de músculos e ossos comandados por um turbilhão de sentimentos. Quando lidamos com a aprendizagem, a meta é o corpo, a finalidade é a saúde e o objetivo maior será o resultado do prazer obtido entre meta e finalidade. Nada é ensinado a ninguém se o aluno não desejar aprender. Portanto, o fazer só é possível se vivenciarmos o poder, o saber e o querer. Especialmente no ambiente aquático, as experiências corporais não se transplantam, mas se reinventam e desse modo, necessariamente um aprendizado novo ocorrerá. Os bebês são considerados autodidatas, pois já possuem inatos vários reflexos que, com o passar do tempo, serão desenvolvidos ou adormecidos, dependendo da quantidade e da qualidade dos estímulos que lhes forem oferecidos. As crianças não possuem o hábito de pedir permissão para começar a aprender. Elas vivem as experiências todas de maneira descontraída e adquirem os conteúdos simplesmente mediante o prazer da realização. Já os adultos tendem a posturas pessimistas e, em geral, sua conversa interior é maioritariamente negativa.

Workshop #6
Auditório do Centro de Medicina Desportiva e Piscina 25m

Estratégias de intervenção no Ensino da Natação a população com necessidades educativas

Carla Cardoso

Abordagem e sensibilização para um conjunto de conceitos e experiências de promoção da inclusão de alunos com diferentes especificidades e necessidades educativas, em aulas de natação (desde AMA a Aperfeiçoamento Técnico de Nado). Apresentação de métodos, de progressões e de estratégias de ensino para a superação das limitações no ensino das técnicas de nado. Orientação para a seleção de estratégias mais adequadas para contribuir de forma adequada para a dinâmica da aula e para o sucesso dos alunos com necessidades educativas.

11h - 12h

MEGA AULA HIDRO (Piscina 25m) - Master Comunitária CML/APPACDM

12h00 - 13h00

Conferência 7: Atividade Motora Adaptada

Sala de Conferências

La prevención como variable educativa para reducir ahogamientos

Francisco Cano

El contacto del ser humano con el medio acuático tiene como consecuencia fatal de los accidentes, el ahogamiento. Se trata de la segunda causa de mortalidad infantil en el mundo por causas accidentales. La lucha por disminur este número de accidentes se hace primordial en la sociedad del bienestar. Para ello se proponen dos ideas fundamentales. Por un lado la concienciación y visualización del problema con datos de ahogamientos sus causas y consecuencias. Por otro lado generar la difusión de labores de prevención desde el ámbito educativo con la información primordial que se debe conocer cuando se convive con el medio acuático. Se ofreceran directrices, ideas, planificaciones y estrategias para poder difundir información básica sobre la prevención de accidentes acuáticos.

Enseñar a nadar sin miedo. De la evidencia a la práctica

Juan Antonio Moreno Murcia

El miedo se puede definir como un conjunto de sensaciones, normalmente desagradables, que se ponen en marcha ante peligros que se viven como reales, originando respuestas de tipo defensivo o protector. Estas respuestas se van a reflejar en un conjunto de reacciones fisiológicas, motoras-comportamentales y manifestación cognitivo-subjetivas. Mucha gente tiene razones para temerle al agua. Sin la capacidad de nadar, algunas personas pueden encontrarse en situaciones que ponen en peligro su vida alrededor de grandes masas de agua. También es habitual encontrar en la piscina a personas que se bloquean cuando entran en contacto con el medio acuático o cuando se dirigen a la parte profunda o cambian de posición. Posiblemente, muchas de estas conductas podrían estar asociadas al concepto de miedo al medio acuático. Sabiendo de la importancia que puede tener gestionar correctamente por parte del educador acuático estas posibles situaciones, el objetivo de esta ponencia es reflexionar sobre el fenómeno del miedo al medio acuático, mostrando la evidencia reciente al respecto y las principales pautas educativas que van dirigidas a crear un clima de seguridad, tranquilidad y firmeza que lleva a la persona a adquirir seguridad en sí mismo y capacidad de control frente a situaciones externas difíciles.

13h30 - 14h30

Almoço Livre

14h30 - 15h30

Conferência 8: Hidroginástica: O que diz a ciência?

Salão Nobre

Respostas crónicas de programas de hidroginástica

Tiago M. Barbosa

Aquatic programs can be included in the three levels of preventive care (primary, secondary and tertiary care). Primary prevention aims to avoid the development of diseases, conditions, syndromes or disabilities in healthy subjects. Secondary prevention has the goal to avoid the worsening of diagnosed diseases. Tertiary prevention tries to restore function, minimize disease-related issues and ultimately improve the quality-of-life. Research has been conducted to understand how effective can be aquatic fitness programs improving cardiovascular endurance, muscular strength & endurance, flexibility, and body composition. The aim of this presentation is to review and consolidate the state of-the-art on the effectiveness of aquatic programs improving physical fitness

Padrões e cadência de exercício aquático: que impacto metabólico e cardiovascular?

Joana Reis

Nesta conferência serão apresentadas as respostas agudas de frequência cardíaca, consumo de oxigénio e lactatemia obtidas por sujeitos jovens e saudáveis em diferentes padrões de exercício aquático. Será apresentada a comparação do impacto cardiovascular e metabólico de 3 padrões básicos de exercício aquático: “front kick”, jumping jack” e “cross crountry ski”, com e sem equipamento adicional, bem como o efeito do aumento da cadência na resposta do indivíduo. Pretende-se fornecer aos profissionais do exercício aquático dados científicos que os ajudem a programar as suas aulas.

15h30 - 16h00

Coffee Break

16h - 18h00

MASTERS HIDRO

Mega Circuito Aquaplay (16h - 16h40) - Piscina 50m

Roxana Macedo Brasil Giorgia Collu Ana Freire João Santos Vanina Delfino Emanuel Pereira

6 estações com Fow, Tornozeleiras e bicicleta aquática

Splash Dance Power (16h40 - 17h) -Pisicina 25m

Cristina Jorge

Uma aula pré-coreografada combinada com treino de resistência muscular

The X-Factor (17h - 17h20) -Pisicina 25m

Rita Carvalho

Aula de resistencia muscular que pretende estimular o equilibrio e exponenciar as potencialidades da água.Inumeras combinações de movimentos em várias trajetórias proporcionam um grande desafio aquático!

WHIIT 2:1 (17h20 - 17h40) -Pisicina 25m

João Santos

Water HIIT-Treino Intervalado usando o ratio 2:1

Festa Aquática (17h40 - 18h)

Todos os preletores

Momento de interação com varios presenters que, de modo livre, apresentarão suas sequencias.

18h - 18h30

Cerimónia de Encerramento

Demonstração de Natação Artística (Aberta ao Público) apoio FPN - Pisicina 50m

Gesloures

Equipa infantil, Equipa Juvenil,Solo Juvenil

Clube do Município de Odivelas

Equipa infantil, Equipa Absoluta, Trio Master

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